sábado, 12 de janeiro de 2013


A ARTE COM CRIANÇA NO MUTIRÃO DO CURSO DE VERÃO
Fecharam horizontes, restam as fontes.
Se abres caminhos, com alma e mão repletas de chão,
seremos dois e muitos depois (salva)

A cada ano, dezenas de educadores e educadoras se reúnem a outras centenas de artistas populares no Curso de Verão promovido pelo CESEEP.
Propomo-nos a enfrentar ecumênica, artística e pedagogicamente um tema importante para a construção da cidadania solidária no Brasil, com o foco na infância e adolescência.
Em 2013 aprofundamos a dimensão da ação em rede.
REDES DIGITAIS: TECENDO RELAÇÕES, FORMANDO COMUNIDADES, EXERCENDO A CIDADANIA.
A história da humanidade está permeada de dominações, escravidão, sujeições, negando o ser humano em sua plural beleza, em sua destinação livre e solidária. É um emaranhado. Uma rede que se tornou mortalha.
No Brasil também vivemos nosso jeito de enfrentar tais descaminhos da humanidade. Vamos tecendo as redes da acolhida, do embalo aconchegante, da defesa da vida: rebeldias coletivas na memória subversiva do povo.

ARTE COM CRIANÇA NUM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR ECUMÊNICA
O CESEP, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, inaugurou um tempo propício para a vivência comunitária de saberes do corpo e da palavra, do movimento e da interioridade, dos desafios planetários e do cotidiano. Em vários estados do Brasil e alguns países da América e África, vai se espalhando esta experiência que em São Paulo se chama Curso de Verão e que tem 26 anos. Curso de Inverno, Curso de Verão, Tambor, são nomes desta experiência de educação popular ecumênica.


O Curso de Verão se constitui num dos espaços da grande universidade popular que constrói coletivamente o saber permeado de múltiplas vivências e lutas, de movimentos, da tessitura de redes de defesa da vida, de experiências de liberdade solidária, de festa e de agendamento da esperança, de riscos e martírios no compromisso evangélico.
A palavra, a pintura, o jogo, a escultura, os contos, a música, o texto, o saber, as vivências coletivas, a dança, a poesia, a dramaturgia, as imagens, a pedagogia, a política, a celebração, o movimento, o encontro, a culinária, os jardins cultivados, os estudos nos grupos, a assessoria... Qantos acontecimentos! Quanta plural beleza.
Não somos apenas artistas, mas uma obra de arte coletiva em eterna incompletude, uma auto-criação feita em mutirão.


Na ARTE COM CRIANÇAS, o mutirão torna-se também um acontecimento criativo, uma aposta coletiva nas possibilidades humanas que desde a infância teimam em romper com padrões domesticadores, destinos pretensamente irrevogáveis. No Curso de Verão a ARTE COM CRIANÇAS quer ser uma célula viva, criativa, com características comunitárias e sapienciais, no corpo do acontecimento histórico-social. Esta célula livre e criativa, quer transmitir energia emancipadora para outras células, formando uma comunidade 'orgânica' com tantas outras artes do Curso de Verão e com tantas outras histórias pedagógicas no Brasil. Participamos assim do povo do Reino de Deus, um órgão entre os órgãos do povo, momento vivencial de produção do corpo eclesial, do corpo social, de uma subjetividade comunitária livre e criativa.
Vivencia-se uma espiritualidade fecunda no cotidiano, ternamente celebrada com os elementos profundamente simbólicos da terra, do universo e da vida. Ativam-se as inter-relações afetivas de forma vibrante e acolhedora.
Assim a prática coletiva do Curso de Verão é a expressão artística coletiva atravessada pela vida da comunidade humana em solidariedade criativa e tramada com a participação ativa das meninas e meninos, sujeitos de direitos e da história.

  

CADERNO POPULAR DE PEDAGOGIA DA TERNURA E DA TESSITURA 
ARTE COM CRIANÇACESEEP 2013
salvador, silvania, maria de jesus, joão, paola, carlos, cecilia, kiko, cinthia, simônia, rodrigo, nilza, juliana, thainá, sofia, joel, susana, e quem mais chegar

Nenhum comentário:

Postar um comentário