terça-feira, 17 de janeiro de 2012

XICO ESVAEL: Arte e dom a serviço da causa dos pequenos


Quem é esse artista do povo, cantor da libertação, presente também no CURSO DE VERÃO?


Xico Esvael, natural de Bagé, RS, Educador, com formação teológica , teve iniciação musical em sua própria casa. Seu avô tocava violão, bandolin e cavaquinho, seus tios: sax, clarinete, órgão e violão. Seu primeiro instrumento foi o órgão da igreja, depois encantou-se pelo violão e aprendeu os primeiros acordes com o padrinho Lucas. Formou uma banda junto com o seu irmão Paulo e alguns amigos. Enquanto estudava, iniciou carreira profissional apresentando-se em bailes, shows e eventos com a banda “Os Rebeldes”.Quando seu Lucas Esvael, funcionário do comércio em Bagé e bom violonista nas horas vagas, decidiu passar os segredos do instrumento ao seu sobrinho e afilhado, não imaginava que estava dando início a uma vocação musical que renderia muitos frutos para a música cristã. Junto ao aprendizado do violão, o garoto desenvolveu a arte de cantar ouvindo e participando do coral de sua igreja. Depois vieram os festivais, conjuntos de baile, grupos de jovens... Hoje, o compositor e cantor Xico Esvael faz parte de um grupo seleto de compositores que renovaram a linguagem teológica e musical dos cânticos cristãos. Esse grupo, em que se destacam Jaci Maraschin, Simei Monteiro, Flávio Irala, Ernesto Cardoso, Zé Vicente e Reginaldo Veloso, foi o responsável pela inculturação da hinologia brasileira, utilizando-se de ritmos, harmonias e instrumentos próprios da nossa cultura, além de dialogar com o cancioneiro popular de outros países, principalmente os da América Latina e da África.
Logrou vencer, com composições próprias, alguns festivais de música, em Bagé, Belo Horizonte e São Paulo. Estudou música nos conservatórios: Kollischer (Montevidéo) e Brookling (São Paulo). Algumas de suas composições estão editadas em espanhol, inglês e japonês. Eclético, suas músicas abrangem ritmos e temas variados. Enquanto intérprete, vai do erudito ao popular, cantando canções folclóricas, regionais, mpb e internacionais (espanhol, inglês, italiano, francês) e indígenas (guarani, quechua, aymara). Principais eventos de que participou: Encontro da ULAJE, Assembléia do CLAI, “Fórum Social Mundial”, “Cry of the water”, “Cursos de Verão-CESEP/PUC” “Celebration of life”, “Todas las voces”, “Encuentro de los 500 años de latinoAmerica ”, “Called to one hope, The Gospel in Diverse Cultures”, “CEBs - Intereclesiais das Comunidades Eclesiais de Base”, Semanas Ecumênicas da Infância e da Adolescência-SEMEIA, Medicine and cultures (CIEMAL),The Primates Meeting (Encontro mundial dos Bispos Primazes Anglicanos), Encontro do CMI, Celebração dos 25 anos do CONIC. Tem músicas editadas em 33 Lps e CDs.
Atualmente lança o seu mais recente trabalho: GAIA, CD que contém temas variados que abrangem a economia, vocações, ecologia, profecia, natal e missão.
Xico Esvael faz parte de uma geração de compositores cristãos que renovaram a música litúrgica no Brasil, inserindo diversos ritmos brasileiros em seu cancioneiro; valorizando e promovendo a cultura brasileira em diversos segmentos da igreja cristã.

Sua história na teologia da libertação
Xico, em sua sensibilidade, com artistas e educadoras de várias Igrejas, participou de Movimentos ecumênicos de Defesa e Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, cujo dom colocado a serviço da caminhada, concretizou as Semanas Ecumênicas do Menor fortalecendo a luta e forjando novos tempos. Suas canções voltadas para a Infância e Adolescência são carregadas de história e memória da caminhada do Menor empobrecido. Seu profetismo relacionado à sua missão contribui para construção do “Outro Mundo Possível” sonhado por Deus, aquele de meninos e meninas brincando na praça. Uma de suas canções merece destaque pelo profetismo de acreditar no protagonismo da criança e do Adolescente neste país, onde ainda existe muitos deixados à margem:

Agora é Hora - Xico Esvael


Sou criança e quero ter motivos
Pra dormir tranqüilo, sonhar e acordar
Sentir que a vida é uma brincadeira
E quanto mais se brinca, mais se quer brincar
Jogo de bola, pipa, amarelinha
Picolé, pipoca, balas pra chupar,
Pular a corda, rodar cirandinha,
Capoeira e festa eu quero ver rolar.
Agora é hora, é nossa hora de fazer história.
Agora é hora, é nossa hora de fazer valer.
Nós queremos ocupar as praças
e fazer das praças lugar de prazer.
Nós queremos que a nossa cidade
seja um bom lugar pra gente viver.
Eu quero ver todos os meus direitos
Pularem das folhas daquele papel.
Tomarem vida e se tornarem eixo
Gerando energia pra esse carrossel.
Eu quero ver adulto e criança,
sem acanhamento provando do mel.
Eu quero ruas, praças enfeitadas
para celebrar aqui na terra o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário